quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Terremoto de magnitude 6,2 atinge centro e norte do Japão




Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu nesta quinta-feira zonas do centro e do norte do Japão, sem causar danos ou a emissão de um alerta de tsunami, informou a televisão pública NHK.
O tremor aconteceu às 17h locais (5h de Brasília) e foi sentido em várias zonas das regiões de Kanto (que inclui Tóquio) e Tohoku, esta última atingida em março pelo devastador terremoto e o posterior tsunami que causaram 20 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos.
Segundo a NHK, o epicentro se localizou no leito marinho em frente à costa da província oriental de Ibaraki e a dez quilômetros de profundidade.
Na escala japonesa fechada de 7, o sismo chegou a magnitude 4 na província de Ibaraki e a 3 em algumas zonas de Tohoku, incluindo vários bairros da área metropolitana de Tóquio.
Desde o forte terremoto de magnitude 9 em 11 de março, o Japão registrou mais de 660 réplicas com intensidade superior a magnitude 5.


Terremoto de magnitude 6 atinge costa sul de Cuba




Um terremoto de magnitude 6 foi registrado nesta quinta-feira no Mar do Caribe, na costa sul de Cuba, informou o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).
Um representante do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, no Havaí, disse que o terremoto não foi suficientemente forte para provocar um tsunami.
O USGS disse que o epicentro do tremor aconteceu a 108 km a sudoeste da cidade cubana de Campechuela e a 10 km de profundidade. O epicentro foi registrado a 110 km da costa noroeste da Jamaica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário