terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tufão N. 15 (Roke) se aproxima trazendo chuvas e alagamentos



O Tufão Roke, com ventos de até 144 quilômetros por hora em seu centro, já trouxe muitas chuvas nesta terça-feira na região central do Japão mesmo estando ainda a caminho da ilha principal (Honshuu) do Japão, segundo a agência meteorológica.
A tempestade já trouxe mais de 400 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na Província de Miyazaki. A agência alertou para chuvas em uma área ampla do país na quarta-feira, informando que podem ocorrer até  50 milímetros de chuva em uma hora. Imagens da NHK mostraram estradas na cidade de Kobe sob muita água.
Notícias que estão sendo veiculadas na TV japonesa:
  1. Na região de Tokai foi dado alerta de evacuação para 1.320.000 pessoas em diversas regiões. (NHK – 17:10)
  2. 5 Locais em KII Hantou (Wakayama – Nara – Mie) que estavam com barragens de água criadas pelo tufão N.12 (Talas) oferecem risco com a chegada das chuvas trazidas pelo Tufão N. 15 (Roke). (Nihon TV 17:15)
  3. Devido ao transbordamento do Rio Shonai (Nagoya) foram dadas ordem de evacuação para 480.000 famílias do Bairro Moriyama-Ku. (17:28)
Últimos informativos:
Deslizamentos de terram criam um lago em Wakayama:
Deslizamentos de terra ameaçam população em Wakayama
Nagoya emite alerta de evacuação:
O Japão foi atingido pelo tufão Talas no início deste mês, deixando cerca de 100 pessoas mortas ou desaparecidas, a maioria no oeste do país.

Em Nagoya,  470.000 residentes foram informados  para evacuar de suas casas.

Cidade de Nagoya emite alerta de evacuação para 470.000 pessoas

Terça-feira setembro 20, 2011 14:43
Em Nagoya  470.000 residentes de um total de mais de 200 mil famílias foram alertados a evacuar de suas casas, por causa dos níveis de água de diversos rios que estão subindo.
Os alertas foram emitidos para 273 mil moradores de quatro bairros perto do rio Tenpaku e 196 mil pessoas em dois bairros ao longo do rio Shonai.
Trabalhadores da cidade estão agora construindo abrigos de emergência para os desabrigados.
Bairros em alerta: Minato, Nakagawa, Nakamura, Nishi, Kita,  Moriyama, Tenpaku,  Midori, Mizuho, Atsuta, e Meito-ku.
Às 15h38min – 20/setembro/2011
Foi dado alerta para os residentes em áreas perigosas para refugiar-se imediatamente no bairro de Moriyama-ku em Nagoya. O alerta foi emitido para  31.672 residências, no total de 79.605 pessoas.
 Às 15hh44min do dia 20/setembro/2011
O rio Shonai transbordou os diques na região do bairro Moriyama-ku. Há muitas indústrias nessa região, as ruas dos cruzamentos estão inundados. A água das chuvas não estão sendo escoadas, causando inundações em algumas casas da região de Kasugai-shi  onde se localiza a parte mais alta do rio Shonai. Há riscos de enchentes na região baixa do rio que se localiza no bairro de Kita-ku de Nagoya.

Deslizamentos de terra ameaçam população em Wakayama


Um lago formado a partir de deslizamento de terras ameaça moradores no oeste do Japão
O Governo Japonês informou que  um lago criado devido a um deslizamento de terra que bloqueou as águas de um rio está com risco de transbordar, na cidade de Tanabe em Wakayama, por causa das chuvas recordes desencadeadas pelo Tufão N. 15. O Governo está avisando os moradores próximos para ficar em alerta ou procurarem abrigos.
O governo também informou que o nível da água do lago subiu para o topo da  barragem de lama que foi formada as oito horas da terça-feira e que aparentemente começou a transbordar depois.
Informou também que imagens captadas por uma câmera de vigilância perto do lago não mostraram alterações significativas na situação, mas que a possibilidade de deslizamentos e outros desastres está aumentando.
Um funcionário do ministério diz que todos os residentes em áreas perigosas devem evacuar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário