sexta-feira, 13 de julho de 2012

Coreia do Sul quer caçar baleias por “razões científicas”


A Coreia do Sul tomou o exemplo do Japão e pediu o direito de caçar baleias sob um programa de pesquisa científica.

Uma delegação da Coreia do Sul disse em uma Comissão Internacional de Caça Comercial à Baleia (IWC- sigla em inglês) que a caça era necessária “para avaliações adequadas das unidades populacionais de baleias”.

Coreia do Sul quer caçar baleias por razões científicas.
A delegação disse que a caça às baleias-anãs aconteceria próxima à costa coreana, mas ela não especificou quantos animais seriam caçados no programa.
Várias autoridades governamentais presentes na reunião do IWC criticaram severamente a iniciativa sul-coreana. Uma das razões é que na região vivem alguns grupos de baleias-anãs, e uma delas (a J-stock) já vive em número bem reduzido.
Caças científicas às baleias nessa fronteira é um ato irresponsável, disse o líder da delegação da Nova Zelândia, Gerard van Bohemen.
“A caça científica às baleias é uma consequência obsoleta e triste de um documento redigido a 60 anos atrás,” disse o comissário da IWC de Mônaco, Frederic Briand.
“Não há razão para fazer isso, dado o enorme corpo de literatura científica (sobre cetáceos) obtidos através de meios não-letais.”
Joon-Suk Kang, líder da delegação sul-coreana, replicou que o programa era necessário para encontrar respostas sobre comunidades de baleias-anãs e que pesquisas não-letais não seriam capazes de resolver.

Fonte:  Tokyo Times/PortalMie






P.S. Eu já ouvi essa história antes, e foi bem aqui no Japão, onde caçam baleias e também vendem a carne nos super-mercados e restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário