sexta-feira, 13 de julho de 2012

Agência japonesa diz que há grande chance do El Niño emergir neste verão


A agência meteorológica do Japão informou na terça-feira que seus modelos climáticos indicaram que há uma forte possibilidade do fenômeno El Niño, o qual está ligado a fortes chuvas e secas, emergir neste verão
.
“As chances agora são altas de que o El Niño emergirá neste verão,” disse a agência em uma declaração em seu website.
O último severo El Niño aconteceu em 1998, quando o fenômeno causou mais de 2 mil mortes e provocou bilhões de dólares em danos às colheitas, infraestrutura e minas na Austrália e outras partes da Ásia.

Tipicamente, o verão japonês ocorre entre junho a agosto.
O Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos disse na semana passada que o El Niño poderá avançar até o terceiro trimestre de 2012, elevando as previsões de destruição, com o clima causando grandes estragos desde a América do Norte e Sul até a Ásia.
No mês passado, a agência americana emitiu uma vigilância ao El Niño, advertindo que o fenômeno poderia se materializar na segunda metade do ano, mas disse que as condições ainda estavam neutras entre junho a agosto.
O fenômeno climático El Niño é um aquecimento das temperaturas da superfície oceânica do Pacífico equatorial que ocorre a cada 4 a 12 anos, afetando safras da Ásia e das Américas, além de reduzir as chances de formação de tempestades na bacia do Atlântico durante a temporada de furacões que ocorre até dia 30 de novembro.
A produção mundial de alimentos pode sofrer interrupções massivas com o aquecimento causado pelo El Niño.
A Malásia, a segunda maior produtora de óleo de palma do mundo, poderá diminuir sua produção em 2013 caso o El Niño resulte em poucas chuvas. A China,  principal compradora de milho do exterior nos últimos anos, poderá ser forçada a intensificar as importações.
A produção de trigo da Austrália também poderá ser atingida caso o país tenha uma média baixa de chuvas.
O fenômeno climático poderá causar inundações excessivas em partes do Brasil e na Argentina, prejudicando a safra.
O Brasil é o maior produtor de açúcar, café e soja do mundo e a Argentina é uma grande exportadora de soja.
El Niño, que significa “pequeno garoto” em espanhol, foi observado pela primeira vez por um pescador de anchovas na América Latina no século 19.

Fonte:  News on Japan/PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário