sábado, 14 de julho de 2012

Japão faz grande descoberta no Pacífico

O Japão fez uma grande descoberta no leito marinho do Pacífico próximo a uma ilha longínqua na parte leste, anunciou um cientista.  

Quase 7 milhões de toneladas de raros minerais terrestres foram encontrados, o que poderia fornecer ao Japão materiais suficientes para produzir carros elétricos, iPods ou lasers pelos próximos 200 anos.
A descoberta foi feita em meio a um crescente escândalo global entre as potências internacionais como os Estados Unidos, Europa, Japão e China, sobre as recentes restrições nas exportações de metais raros.

Japão faz grande descoberta no Pacífico.
A China controla  97 por cento da produção mundial, mas ela está limitando exportações, colocando as indústrias de eletrônicos e de energia renovável sob pressão.
Amostras de lama que foram retiradas de uma área próxima à ilha de Minamitorishima, mostraram que a quantidade de sedimentos era cerca de 220 vezes a quantidade média anual usada pela indústria japonesa, disse o professor Yasuhiro Kato da Tokyo University.
“Especificamente o disprósio (um raro mineral terrestre utilizado em motores de carros híbridos). Eu estimo que o patrimônio de 400 anos do atual consumo do Japão está nos depósitos,” disse o professor.

Fonte:  Tokyo Times/PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário