terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um milhão de pessoas marcharam em Tóquio contra a China


Manifestação foi organizada pelo movimento nacionalista “Gambare Nippon”
- Efe

Mais de um milhão de pessoas se manifestaram neste sábado em Tóquio para reclamar a soberania do Japão sobre as ilhas Senkaku/Diaoyu e lancçar provocação contra a China, em meio à tensão existente entre ambos os países pela disputa territorial em torno do pequeno arquipélago.

Com cartazes contra Pequim e centenas de bandeiras japonesas, os manifestantes marcharam por várias das principais avenidas ao sul de Tóquio, uma área financeira que abrange diversas embaixadas incluindo a da China.

Alguns portavam mapas que mostravam as ilhas Senkaku (conhecidas por Diaoyu por Pequim) como parte do território japonês e cartazes pedindo apoio para a “democracia na China” e alguns que advertiam a suposta intenção chinesa de invadir a região meridional japonesa de Okinawa.

A marcha foi organizada pelo movimento nacionalista “Gambare Nippon”, o mesmo que organizou o desembarque não autorizado de vários ativistas nas ilhas em disputa em meados de agosto, poucos dias depois que ativistas de Hong Kong fizeram o mesmo e foram deportados pelas autoridades japonesas.

O movimento é liderado pelo polêmico ex-general da Força Áerea, Toshio Tamogami, destituído de forma repentina de seu cargo em 2008 por negar em um ensaio literário que o Japão fosse uma nação agressiva antes e durante a II Guerra Mundial.

A manifestação transcorreu entre sonoros protestos, de forma ordenada e sem chegar a passar em frente à embaixada chinesa, cuja entrada estava sob custódio de uma dezena de policiais.

O protesto de sábado é o maior realizado no Japão desde o aumento da tensão com a China por causa da aquisição por parte de Tóquio de algumas das ilhas das mãos de seu proprietário japonês em 11 de setembro.

O fato provocou manifestações em Pequim e Taiwan, que também disputa a soberania do arquipélago, e uma onda de violentos protestos na China que incluíram agressões contra estabelecimentos comerciais japoneses e empresas.




Eu ví no http://www.ipcdigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário