quinta-feira, 3 de abril de 2014

Possível alerta de tsunami no Japão pelo forte terremoto no Chile


A agência observa que o primeiro tsunami poderia atingir o lado leste da ilha de Hokkaido

Um forte terremoto atingiu a costa do norte do Chile. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso para o Havaí. O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto, de magnitude 8,2 na escala Richter, ocorreu às 20:46 na terça-feira , hora local.

Seu epicentro foi localizado no mar a cerca de 100 quilômetros da cidade portuária de Iquique e seu hipocentro a 20 km de profundidade .

De acordo com o centro de aviso, um tsunami de dois metros e 11 centímetros de altura chegou a Iquique 19 minutos após o terremoto, enquanto outro de dois metros atingiu a cidade de Pisagua, também no norte.

O Ministério do Interior do Chile confirmou a morte de quatro homens e uma mulher, algumas das vítimas ficaram presas sob os escombros .

Enquanto isso, a Agência Meteorológica do Japão indica que poderia ser emitido um alerta de tsunami para a costa do Pacífico do seu território antes do amanhecer desta quinta-feira, por causa do terremoto ocorrido no Chile.

Yohei Hasegawa, um especialista da agência disse nesta quarta-feira em uma conferência de imprensa que os tsunamis podem atingir o Japão e seriam entre 20 centímetros e um metro de altura .

A agência observa que o primeiro tsunami poderia atingir o lado leste da ilha de Hokkaido, uma das maiores do país, perto das cinco horas na quinta-feira .







Vi no ipcdigital





Nenhum comentário:

Postar um comentário