segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Meteoro que caiu na Rússia tinha 10ton



Portal Web News

A NASA, agência espacial americana, calculou que o meteoro que caiu na Rússia tinha uma massa de cerca de 10.000 toneladas.
O vento forte e a onda de choque causada pela explosão da queda do meteoro feriram mais de 1.000 pessoas na província central russa de Chelyabinsk e autoridades disseram que o prejuízo econômico estimado é de pelo menos 32 milhões de dólares.
A NASA anunciou no final do dia a análise das imagens e dados das ondas de choque. Autoridades disseram que o objeto tinha 17 metros de diâmetro e pesava cerca de 10 mil toneladas antes de atingir a atmosfera e se fragmentar. A NASA estima que a velocidade que o meteoro entrou na atmosfera era de cerca de 64.000 quilômetros por hora, ou 18 quilômetros por segundo.
O meteoro emitiu energia equivalente a 500 quilotons de TNT, quando ela explodiu a uma altitude de cerca de 20 quilômetros. A energia é mais de 30 vezes a da bomba atômica lançada sobre Hiroshima, segundo a NHK.
Autoridades russas encontraram um buraco de 8 metros de diâmetro em um lago congelado, cerca de 70 quilômetros a oeste de Chelyabinsk. Outra cratera de 6 metros de diâmetro também foi encontrada ao lado do lago. Fragmentos do meteoro foram encontrados em outros quatro locais.
É o maior meteoro relatado desde 1908, quando outro atingiu a região de Tunguska, na Sibéria e devastou uma área da floresta maior que a cidade de Tóquio, depois de entrar na atmosfera.



Eu vi no http://portalwebnews.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário